Maior velocidade de aplicação: uma maquina, um aplicador e um alimentador aplicam em média 200m2 p/hora.
Maior economia: na pintura convencional (a rolo), faz-se necessário uma demão de selador e duas demãos de acabamento para que se obtenha uma superfície perfeitamente pintada. Em alguns casos quando a tinta não é de boa qualidade ou quando o aplicador não é experiente o resultado não é satisfatório, fazendo-se necessário uma demão extra, que resulta em consumo maior (desperdício) e tempo (atraso) no cronograma do empreendimento.
Maior eficiência: no sistema Airless, por se tratar de projeção de tinta com alta pressão e grande velocidade, aplica-se uma demão de selador e uma de acabamento com aproveitamento máximo e homogêneo, obtendo-se como resultado uma superfície perfeitamente pintada sem manchas ou pegadas de rolo que sempre comprometem a qualidade estética.
Maior qualidade: o sistema Airless, exige, para o seu perfeito funcionamento, que as tintas sejam de excelente qualidade, isto é, que apresentem boa fluidez, cargas minerais ultrafinas, resinas de primeira qualidade e pigmentos resistentes. Esta receita resulta numa tinta com grande resistência a lavabilidade, grande cobertura, podendo ser aplicado até 200 microns numa única demão sem ocorrer o risco de craquelar o filme de tinta.
Maior segurança: com o sistema Airless economiza-se tempo, materiais e mão de obra. Menos mão de obra, resulta em maior controle, disciplina e maior respeito às normas de segurança.
Conclusão: um equipamento Airless ocupa apenas 2 operadores, que irão substituir dez pintores no sistema convencional, além de economizar uma demão de tinta, que significa 33% de economia em tintas e tempo de execução da empreitada.